Pular para o conteúdo

Um Estado doente: a agonia do Maranhão

14/11/2010

Por: Alice Pires

A eleição de Roseana Sarney foi feita à base de um desfalque generalizado nos cofres públicos. O estado tá paralisado. Não é só o crime que tem colarinho branco por aqui, a greve também aderiu ao modelito. Pois agora temos advogados dativos e até o inimaginável, prefeitos promovendo paralisações por falta de repasse das verbas do executivo.

Mas pior do que a chacina dos detentos de pedrinhas, é a carnificina patrocinada por Roseana ao colocar seu cunhado Ricardo Murad na secretaria de saúde. Sem competência alguma para o cargo, ele segue fazendo suas vítimas. Que o diga Raimundo de Jesus Coelho, agente penitenciário conhecido como “Dico”, que sentiu na própria pele o que é ter o crime organizado no comando do estado.

Baleado durante a rebelião que resultou em 18 mortos, sendo três decapitados, Dico foi levado em estado grave para o Hospital particular São Domingos, mas bastou a direção do hospital saber que o paciente era responsabilidade do governo e que a fatura iria para Roseana Sarney, para recusar o atendimento.

Transferido para o hospital do servidor público, propagandeado pelo governo, como de alta complexidade, (complexo mesmo é conseguir atendimento), caindo aos pedaços e sem estrutura para fazer um curativo, o hospital público barrou o servidor. E a ambulância que levava Dico, ficou parada na porta.

A esposa ao ver o marido gritando de dor, ao ver médicos e enfermeiros com seus jalecos brancos darem ás costas, num ato de desespero chama a imprensa. Ao vivo na rádio Mirante AM, de propriedade da família da governadora, a esposa desabafa o que todo mundo já sabe: Roseana Sarney não tem credibilidade, nem com a assinatura dela os hospitais recebem meu marido! Para desespero do radialista que não teve como editar a participação da ouvinte.

Os gritos do servidor e da esposa revoltada enfim ecoam no Palácio dos Leões, rapidamente é mobilizado o Secretário de Direitos Humanos, a Governadora e o Secretário de Saúde de um estado doente. E só depois de 12 horas de sofrimento, gritando dentro de uma ambulância na porta do hospital Carlos Macieira, Dico é removido novamente para o Hospital São Domingos, provavelmente só depois do pagamento adiantado. Com uma bala alojada próximo á coluna, o agente corre o risco de ficar paraplégico.

E assim, jogando o jogo de enganar, segue o Maranhão e o governo de Roseana, com escândalos, processos quilométricos, rebeliões e falcatruas sem inquéritos. Quanto choro, quanta fome, quanta súplica, qual doença degradando o corpo aidético, e toda verba vai pro bolso dos corruptos… Enquanto isso, em Pedrinhas, o pastor Marcos Pereira, coloca os detentos ajoelhados, ora a Deus e pede luz para os facínoras.

4 Comentários leave one →
  1. Fábio permalink
    15/11/2010 17:50

    Uma vergonha, a politica no Maranhão os coroneis manda e desmanda em toda população, tira governador eleito coloca no tapetão, a filha do coronel, mente dizendo que vai construi hospitais, faz todo tipo de acordo, se é qu podemos chamar de acordo! Obriga o PT Nacional e Estadual a dá guarida ao coronel e sua filha. E no raspão fica no poder, sabe-lá quantos anos mais. A nossa esperança é aluz no fim do túnel. Eles não vão virar pedra!!

  2. 16/11/2010 10:30

    POR QUE A REDE HOSPITALAR DA ROSEANA SARNEY É ” FURRECA “.
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com
    Meu leitores………

    O ex- Presidente da Republica, e atual Presidente do Senado Federal, da Republica Federativa do Brasil, Senhor José Sarney sofreu uma arritmia cardíaca. Foi socorrido às pressas, ficou internado por algumas horas, e em seguida “zarpou” parra o Estado de São Paulo, aonde está hospedado no Hospital Sírio Libanês, onde convenhamos não aloja-se os mortais comuns.
    Até ai tudo bem. As pessoas precisam mesmo é procurar as suas melhorias, principalmente quando estas possui um Estado para bancar as suas despesas, o que não ocorre com a patuléia.
    Mas, algumas interrogações, me azucrinam a memória. Senão vejamos:
    A menos de 48 horas. a Roseana Sarney, filha do citado Senador, foi reeleita Governadora do Estado do Maranhão. Prometeu céus de brigadeiro à jolda, prometeu paraíso a todos. E de repente o “dono” do clâ, adoece, e tem que ser tratado em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, onde repousa apenas as estrelas de Enorme Grandeza humana.
    E eu pergunto:
    A quase completar meio século em que a família do Senador, versa e reversa, os Cofres do Estado Maranhense, não foram capaz de construir um Hospital no local ?
    Por que o Senador, não está internado no Socorrão ?
    Não serve, para o Senador ? Sim, mas serve para a patuléia ?
    Convido a todos à reflexão:
    Se o clã Sarney, todas as vezes em que precisa tratar da Saúde particular, se desloca do Maranhão à São Paulo, é a prova cabível, que a Rede Hospitalar, cantada, decantada, versada e rima, na Campanha Eleitoral da Roseana Sarney, é uma farsa, uma mentira deslavada e furreca.
    A Rede Hospitalar de Roseana Sarney, é furreca.
    Se não fosse, o velho do clã, estaria internado em São Luís e jamais em São Paulo.
    Postado por: José María Souza Costa

  3. Cidadão Descrente. permalink
    16/11/2010 11:27

    Até qdo viveremos na miséria? O q temos de passar para ñ elegermos políticos assim?

  4. Cidadão Maranhese Descrente. permalink
    16/11/2010 11:30

    Até quando viveremos assim? Ninguém faz nada em meio a tantas irregularidades, aff..

Comente veja mais tarde a resposta

  • Arquivos do blog

  • Siga o GD News no Twitter:

  • Postagens recentes

  • Tópicos melhor avaliados

  • Já visualizaram este blog:

  • Tag

    (in)Justiça Assembléia Legislativa Assembléia Legislativa do Maranhão Blog Blogs Brasil Carnaval Cidadania Cidade de Dom Pedro Cidade de Presidente Dutra Cidade de São Domingos do Maranhão Clã Dias Clã Sarney Combate a corrupção Concurso concurso de Governador Archer Concurso Público Congresso Controle social Corrupção Corrupção Sarney Crônicas Câmara de Vereadores Descaso Direitos Humanos Dom Pedro Educação Eleições 2012 Eleições2014 Enchentes Escravidão Estado FAPEMA Ficção Gestão pública Gestão Vilson Andrade Gonçalves Dias gonçalves dias-ma Governo Governo de Roseana Governo Roseana Greve Greve em Gonçalves dias Greve na SEDUC/MA Humor Inicio Início Justiça Licitação Maranhão Meio Ambiente Melhor governo da vida de Roseana ministério público Novos municípios Oposição no Maranhão Patrimonialismo Política Políticas públicas Professores PT reflexão Região de Presidente Dutra Roseana Sarney Sarney Saúde Saúde pública SEDUC/MA Segurança Pública STF SUS TCE Vadilson Dias vergonha Vergonha Nacional Vilson Andrade