Skip to content

Vereadora Rosa Nogueira será empossada prefeita de Dom Pedro neste domingo 01/01/17

31/12/2016

Adonias Soares

A vereadora mais votada, será a segunda mulher a dirigir a Prefeitura Municipal de Dom Pedro.

Com sua eleição para a presidência da Câmara Municipal praticamente garantida, a vereadora Rosângela Nogueira da Silva, ou simplesmente Rosa Nogueira do PSDC será empossada neste domingo 01-01 prefeita de Dom Pedro e tornará a segunda mulher a assumir o Palácio Ananias Costa. A primeira foi Arlene Costa.

Rosa é casada com o vereador e ex-presidente da Câmara Farys Miguel que não concorreu ao pleito, preferindo apoiar a mulher. Farys mantém uma forte liderança política no município, e de acordo com informações, já conquistou os votos necessários que garantem a vitória da esposa para a presidência da casa em eleição que será realizada logo após a posse dos eleitos neste domingo às 09h da manhã no prédio da Câmara Municipal.

Eleita presidenta da Câmara, Rosa Nogueira é quem vai assumir interinamente a prefeitura de Dom Pedro até que o imbróglio eleitoral envolvendo os candidatos Hernando Macedo (PC do B) e Alexandre Costa (PSC) se resolva no TSE.

Entenda o caso

Alexandre Carvalho Costa concorreu à prefeitura contra Hernando Macedo com a candidatura indeferida em primeira instância. Hernando obteve 6.026 votos e Alexandre 7.997, estes, nulos pela justiça eleitoral e continuam até hoje sob judice no TSE.

Se o TSE validar os votos dados a Alexandre ele será declarado eleito prefeito. Se forem anulados, haverá eleição suplementar. Como a decisão ainda não saiu e não há data para o julgamento, a legislação eleitoral manda que seja empossado o presidente da Câmara até que se tenha uma decisão final.

Pelo menos é o que diz a Resolução nº 23.456/2015, que dispõe “sobre os atos preparatórios para as eleições de 2016”. Segundo o inciso I do artigo 171 desse dispositivo, “caberá ao presidente do Poder Legislativo assumir e exercer o cargo até que sobrevenha decisão favorável no processo de registro”.

É nesse caso aí acima que entra a vereadora Rosa Nogueira. Se for eleita presidenta da Câmara, consequentemente será empossada prefeita de Dom Pedro interinamente até a realização de uma nova eleição. É o que está na lei.

No comments yet

Comente veja mais tarde a resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Arquivos do blog

  • Siga o GD News no Twitter:

  • Postagens recentes

  • Tópicos melhor avaliados

  • Já visualizaram este blog:

  • Tag

    (in)Justiça Assembléia Legislativa Assembléia Legislativa do Maranhão Blog Blogs Brasil Carnaval Cidadania Cidade de Dom Pedro Cidade de Presidente Dutra Cidade de São Domingos do Maranhão Clã Dias Clã Sarney Combate a corrupção Concurso concurso de Governador Archer Concurso Público Congresso Controle social Corrupção Corrupção Sarney Crônicas Câmara de Vereadores Descaso Direitos Humanos Dom Pedro Educação Eleições 2012 Eleições2014 Enchentes Escravidão Estado FAPEMA Ficção Gestão pública Gestão Vilson Andrade Gonçalves Dias gonçalves dias-ma Governo Governo de Roseana Governo Roseana Greve Greve em Gonçalves dias Greve na SEDUC/MA Humor Inicio Início Justiça Licitação Maranhão Meio Ambiente Melhor governo da vida de Roseana ministério público Novos municípios Oposição no Maranhão Patrimonialismo Política Políticas públicas Professores PT reflexão Região de Presidente Dutra Roseana Sarney Sarney Saúde Saúde pública SEDUC/MA Segurança Pública STF SUS TCE Vadilson Dias vergonha Vergonha Nacional Vilson Andrade