Skip to content

Governar é anunciar

01/11/2016

Por Wagner Cabral

Aproveitando a “festa das eleições”, discuti com os alunos de História do Brasil contemporâneo o livro de Eugênio Bucci: “O Estado de Narciso: a comunicação pública a serviço da vaidade particular”.

O autor analisa a privatização da comunicação dita pública no Brasil, posta a serviço da propaganda pessoal e dos projetos políticos dos governantes. Ele fala de carteirinha, pois foi presidente da estatal Radiobrás no primeiro governo Lula e viveu por dentro as inúmeras contradições de um projeto que falava em “democratização da mídia” e outras palavras de ordem que ganharam força nos últimos tempos de aprofundamento da exceção brasileira.

Aproveitei também para falar do nosso pequeno quintal maranhense, da evolução das despesas do governo estadual com publicidade, dos contratos, agências e valores pagos pelos governos de Roseana Sarney (2014) e Flávio Dino (2016). E ainda o reeleito Holandinha e seus gastos no setor.

Olhem com seus próprios olhos!

_____________

Um trecho do livro:

“Ficou para mim a lição de que, na ânsia de agradar o poder da vez, a tradição bajulatória da Voz do Brasil era capaz de reproduzir espontaneamente os ritos do socialismo burocrático, em que o secretário-geral do partido manda nas autoridades públicas ou fala por elas. Com a mesma presteza que adulava os generais da ditadura militar, a Voz corria para edulcorar a vida de um governo que se imaginava de esquerda. Eram ideologias supostamente opostas, mas os préstimos ao ego dos governantes eram iguaizinhos. A comunicação pública a serviço da vaidade particular é o patrimonialismo sem nenhum caráter”.

No comments yet

Comente veja mais tarde a resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Arquivos do blog

  • Siga o GD News no Twitter:

  • Postagens recentes

  • Tópicos melhor avaliados

  • Já visualizaram este blog:

  • Tag

    (in)Justiça Assembléia Legislativa Assembléia Legislativa do Maranhão Blog Blogs Brasil Carnaval Cidadania Cidade de Dom Pedro Cidade de Presidente Dutra Cidade de São Domingos do Maranhão Clã Dias Clã Sarney Combate a corrupção Concurso concurso de Governador Archer Concurso Público Congresso Controle social Corrupção Corrupção Sarney Crônicas Câmara de Vereadores Descaso Direitos Humanos Dom Pedro Educação Eleições 2012 Eleições2014 Enchentes Escravidão Estado FAPEMA Ficção Gestão pública Gestão Vilson Andrade Gonçalves Dias gonçalves dias-ma Governo Governo de Roseana Governo Roseana Greve Greve em Gonçalves dias Greve na SEDUC/MA Humor Inicio Início Justiça Licitação Maranhão Meio Ambiente Melhor governo da vida de Roseana ministério público Novos municípios Oposição no Maranhão Patrimonialismo Política Políticas públicas Professores PT reflexão Região de Presidente Dutra Roseana Sarney Sarney Saúde Saúde pública SEDUC/MA Segurança Pública STF SUS TCE Vadilson Dias vergonha Vergonha Nacional Vilson Andrade