Pular para o conteúdo

Brasil, Maranhão e Gonçalves Dias independentes?

07/09/2010

Hoje fazem exatamente 188 anos que Pedro de Bragança, mais conhecido como Dom Pedro I, fez o ato simbólico que criaria o país chamado Brasil, naquelas circunstâncias qualquer medida política contra as Cortes portuguesas era bem-vinda aos brasileiros pois esses últimos estavam prestes a perderem todas as regalias do período joanino; Mas, hoje se passaram 188 anos e ainda buscamos essa tal independência completa, haja visto que os motivos primordiais daquele ato as margens daquele riacho se ampliaram de modo incomensurável e hoje esse país que tem potênciais como poucos ainda patina buscando um ‘lugar ao sol’ junto a constelações de países desenvolvidos, porém, cada dia que passa o país deixa suas oportunidades de crescer de lado, pois pretere de sua agenda o principal que é a educação, desde a alfabetização até a pós-graduação. Um país não pode ter a ilusão que será uma potência mundial sem esse investimento, tão pouco sem investir maciçamente nos profissionais da educação, se compararmos o país aos demais países desenvolvidos na área educacional, ficamos até com vergonha na hora de ver nossos índices ridículos. Então tudo que se reverbera sobre nosso desejado desenvolvimento ficará apenas no mundo da quimera, ainda dar tempo, mas para tanto é necessário agir o quanto antes, e não nos enganemos com promessas vazias dos atuais candidatos, sem um grande e sério investimento na educação seremos apenas um exportador de produtos primários sendo que poderíamos está exportando tecnologia de ponta (isso ocorre hoje, mas, de modo pifio).

Quanto ao Maranhão não há palavras pra descrever a situação calamitosa que aquele povo vive, seu IDH (que é o índice que demonstra o nível de desenvolvimento humano de uma certa comunidade, em relação as demais), é o menor do Brasil, onde só se compara ao de países paupérrimos, sua educação nem se fala das vinte piores escolas do país boa parte está no Maranhão inclusive na Ilha de São Luís!!! Se fôssemos comparar ao século XIX o estado só se compararia à condição provinciana, com excessão da escravidão declarada! O pobre Maranhão aderiu a independência na marra quando o futuro Marques do Maranhão ameaçou bombardear São Luís, e de 1823 para cá muitas chances de alcançar o tão almejado desenvolvimento, porém sempre tropeçou em questões estruturais, onde os interesses de particulares se sobrepõe ao bem comum da sociedade. Do século XIX até hoje o Estado passou de mãos em mãos, oligarquias, que só governavam para si e seus próceres e o tão falado povo do tempo das eleições sempre deixou serem ludibriados por pilantras, bandidos de carreira! Assim foi o estado durante o século XX, passando de mãos em mãos de velhas e raquíticas oligarquias, até chegar as mãos do famigerado e nada estadista José Sarney de Araújo Costa, esse velhinho baixinho de aparência frágil foi um dos maiores responsáveis para por fim ao poder da oligarquia de Vitorino Freire, contudo, se mostrando um excelente camaleão que sempre muda de cor (nesse caso ele muda de lado, especialmente o lado que tem o poder), montou uma aliança no ano 1965 com ajuda da DITADURA MILITAR se elege governador do Maranhão (vai ser o único governador no Brasil que não será cassado pela ditadura pois sua aliança será duradoura) e a partir desse momento vai gastar todas as suas energias para levar o estado a mais completa ruina, onde vai pensar que governar é apenas fazer estradas, e depois que deixa o cargo de governador pensa ser dono do Maranhão e aponta seus aliados biônicos para que esses assumam a vaga de governador até a chegar ao poder sua filha em 1994, por meio de uma eleição contestada diga-se de passagem! Por todo supracitado, não poderíamos deixar de lembrar quem são os responsáveis diretos desse fracasso do estado em se desenvolver, será a OLIGARQUIA DO CLÃ SARNEY, e essa famigerada oligarquia ainda quer se manter no poder, não bastando ser preterida por meio do voto a filha de Sarney quer se perpetuar no poder como seu querido e velho pai, mas, até quando os maranhenses vão optar pelo fracasso e a mentira?E hoje contando com apoio maciço de Lula e Dilma, Roseana Sarney representante da oligarquia se alia com quem está no poder apenas para ter o poder pelo poder e enriquecer ainda mais contas no exterior da China até a Suíça.

Os coitados dos gonçalvinos desde sua fundação na década de 1950 até a presente data também não encontraram o tão sonhado caminho do desenvolvimento, pois estara também sob o jugo de uma oligarquia, que será a família Dias e congêneres, que ano após ano passa o poder apenas para primos, sobrinhos tios e tias, e todos com um projeto de governo particularmente bem pessoal que fica de fora o povo e em seus projetos está apenas os familiares, onde a alegação da falta de recursos chegará a tal ponto absurdo e inacreditável que os tão reconhecidos e valorizados professores receberão propostas indecentes de aumento de salário de uma fortuna de TRINTA REAIS, isso nos dias de hoje!!
Acordem brasileiros vigorosos, sei de vosso valor e coragem, acordem maranhenses, é chegado a hora de dizer basta a essa velha e raquítica oligarquia que (des)governa apenas para si! Despertem desse coma político grandiosos gonçalvinos é hora de buscar uma mudança pela mobilização de verdade em busca apenas de seus direitos!
Não estou fisicamente com vós, mas, estou de pensamento alma e coração torcendo e lutando junto a vós com esse instrumento de luta, a palavra solta ao vento e corações!!!

9 Comentários leave one →
  1. Pedro Besse permalink
    07/09/2010 14:42

    Gente culta é outra coisa!
    Quase cem anos de história bem contadas em poucas linhas de texto.
    Nós (o povo) precisamos acordar, é inadmissível o que ocorre no Maranhão. As pessoas mais pobres se sem estudo são as mais fáceis de enganar, ora, se o investimento em educação existisse, logo, não haveriam eleitores de Sarneys.
    Ainda há tempo de lutar, em tempos tecnológicos dispomos do twitter que é uma excelente ferramenta, então lutemos com o que temos!
    Lutemos pelo nosso querido Estado, mostremos a eles que nós ainda temos fôlego e sede de mudanças.
    Liberdade ao Maranhão!
    (@pedrobesse)

  2. 08/09/2010 10:41

    Ei, me adiciona no teu blog. E siga no meu.
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

  3. rvillper permalink
    08/09/2010 10:58

    Parabéns pelo texto. No momento fica dificil imaginar
    situação mais precária no Brasil que a do Estado do Maranhão…
    E a ilusão dessa situação toma conta da maior parte do país, principalmente
    do Sudeste brasileiro. Sei bem, pois moro aqui. As pessoas não pensam
    em Maranhão como algo subdesenvolvido socio-economicamente, e sim
    nas bélissimas atrações turísticas.
    A verdade é que o povo deve sair do estado de completa alienação….
    A culpa maior, sem dúvida, é de quem governa…
    Porém, deve-se levar em conta o papel da sociedade com o próprio país….

  4. Rômulo Pestana permalink
    08/09/2010 10:58

    me emocionei lendo esse texto… realmente sem educação de qualidade nao tem como o povo votar em candidatos decentes… #ForaSarney

  5. 08/09/2010 11:13

    Eu como Maranhense sei bem o peso desse jugo!
    Acredito que não basta mobilização no Twitter para as coisas MUDAREM.
    Mesmo porque a grande parte do eleitorado maranhense, alienado diga-se de passagem, não tem acesso a informação, quem dirá usufruir dos bens tecnológicos!
    Sem contar que essa Família joga muito sujo pra estar no poder, passando por cima da até da democracia!

  6. 08/09/2010 19:21

    gente, sou mineira, vivi a ditadura, já viajei bastante, conheço esse país mais do que muito politico, sou a heloisa helena anonima, meu sonho era ver esse troglodita (lula) presidente, a ultima eleição foi a unica em que eu não votei nele, eu e creio metade do povo brasileiro que tem alguma informação vive de decepção e desesperança, essa familia sarney é um embroglio no estomago do povo brasileiro, o sarney teve coragem de mudar de estado para continuar no poder e ninguem falou nada, ninguem gritou, deixou o estado livre prá seus filhos continuarem a escalada, pena que tanto zequinha, quanto roseana não tem o tino politico do pai, graças a deus, nem todas as serpentes tem veneno. que o povo do lindo e pobre estado do maranhão (que já perdeu um pedaço prá tocantins) se torne LIVRE, #foraroseanasarney #savemaranhão #liberdadaindaquetardiaaomaranhão, e o tenho a declarar, com muita indignidade.

  7. Fernando Silva permalink
    08/09/2010 23:40

    Realmente Gonçalves Dias vive em uma ditadura, é so passando de primo pra primo.
    eu quero que esses DIAS, CARDOSOS, BARROS E FERNANDES, se explodão, só fazem roubar o que é nosso, ainda não vi um prestar.

  8. Elson Carneiro Lima permalink
    15/01/2011 23:06

    Gostei muito do texto! Pois é verdade que precisa melhorar muitíssimo a educação do nosso país, assim como também do maranhão que está indo por água a baixo, precisamos mudar esta situação vergonhosa do nosso estado onde os números mostram que estamos em ultimo lugar quando se fala em educação.

Comente veja mais tarde a resposta

  • Arquivos do blog

  • Siga o GD News no Twitter:

  • Postagens recentes

  • Tópicos melhor avaliados

  • Já visualizaram este blog:

  • Tag

    (in)Justiça Assembléia Legislativa Assembléia Legislativa do Maranhão Blog Blogs Brasil Carnaval Cidadania Cidade de Dom Pedro Cidade de Presidente Dutra Cidade de São Domingos do Maranhão Clã Dias Clã Sarney Combate a corrupção Concurso concurso de Governador Archer Concurso Público Congresso Controle social Corrupção Corrupção Sarney Crônicas Câmara de Vereadores Descaso Direitos Humanos Dom Pedro Educação Eleições 2012 Eleições2014 Enchentes Escravidão Estado FAPEMA Ficção Gestão pública Gestão Vilson Andrade Gonçalves Dias gonçalves dias-ma Governo Governo de Roseana Governo Roseana Greve Greve em Gonçalves dias Greve na SEDUC/MA Humor Inicio Início Justiça Licitação Maranhão Meio Ambiente Melhor governo da vida de Roseana ministério público Novos municípios Oposição no Maranhão Patrimonialismo Política Políticas públicas Professores PT reflexão Região de Presidente Dutra Roseana Sarney Sarney Saúde Saúde pública SEDUC/MA Segurança Pública STF SUS TCE Vadilson Dias vergonha Vergonha Nacional Vilson Andrade